Pastoral da Juventude de Foz realiza oficina sobre políticas públicas para juventude
A pastoral da juventude (PJ) da Diocese de Foz do Iguaçu e parceiros realizam uma oficina sobre políticas públicas para juventude com o lema: “Juventude Direito a Vida”. O evento acontece nos dias 04 e 05 de outubro de 2010. No dia 04 será em Medianeira no CPC Arandurá a partir das 19:00 h e no dia 05 será no auditório da UDC em Foz no mesmo horário. A entrada será franca, porem todos deverão realizar as inscrições na recepção dos auditórios, haverá certificação de horas pela UTFPR.

Segundo a organização do evento, a Oficina é um espaço de aprofundamento da reflexão sobre o tema, troca de experiências e articulação dos segmentos da sociedade civil organizada, poder público e ONGs, que tem por natureza a promoção e a defesa da vida da juventude, sendo oposição a cultura da morte e promotora da cultura da vida. O coordenador da PJ Diocese de Foz, Alberto L. Gasparrini, diz: “Ela se caracteriza pela pluralidade e pela diversidade, com um caráter não governamental e não partidário. Onde se propõe analisar os direitos dos jovens e adolescentes do nosso país, e conhecermos a realidade da juventude de Foz do Iguaçu e região.”

A Diocese de Foz do Iguaçu está se preparando para o ano de 2011 focar as suas atividades em prol dos jovens e adolescentes. Com essa preocupação a Pastoral da Juventude da Diocese promove este espaço, que alem de uma análise sobre o tema prepara para um momento de reflexão mais profunda, que estará acontecendo em Maio de 2011 no Seminário sobre, “Juventude e Violência”, promovido pela Pastoral da Juventude do Regional Sul II, que compreende as Dioceses de todo o Paraná.

O coordenador ainda comenta: “Com a Oficina queremos facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de todos os seguimentos da sociedade engajados em ações concretas em defesa da vida dos jovens e adolescentes, de nível local ao regional, pela construção de um mundo justo e fraterno, onde se tenham condições dignas de vida e sobrevivência.

O objetivo da realização do evento é Estudar as Políticas públicas voltadas para a juventude. Analisando a realidade dos jovens e adolescentes da cidade de Foz do Iguaçu e dos 14 municípios que compõem a Diocese de Foz do Iguaçu, criando unidade entre os órgãos envolvidos com a defesa dos direitos dos jovens e adolescentes, e preparar para uma reflexão mais abrangente sobre “Juventude e violência” para o ano de 2011.

Alberto complementa “A ‘Oficina de Políticas Públicas’ é uma das respostas que damos a juventude de Foz do Iguaçu e região, quanto a nossa preocupação em fazer-se cumprir os direitos dos jovens e adolescentes, dando-lhes dignidade e respeito à vida. Servirá também como momento de união de esforços e preparação, para que em maio 2011, aconteça na cidade de Foz do Iguaçu, o Seminário sobre Juventude e Violência, sendo este o momento em que todos iremos refletir sobre como melhorar a vida dos nossos jovens e adolescentes, trazendo-lhes mais dignidade e segurança.”

Devem participar do evento Prefeitos dos 14 Municípios da Diocese de Foz do Iguaçu, vereadores, instituições e/ou órgãos municipais e estaduais nas áreas de educação, direito e segurança pública; comunidade acadêmica, jovens lideres dos colégios e de todas as paróquias e comunidades da Diocese, articuladores de grupos de jovens (de todas as religiões cristãs e não cristãs) grêmios estudantis e ONGs. Todas as lideranças que trabalham com jovens e adolescentes da região, alcançando um público estimado de 250 pessoas.

Serão abordados os temas: Realidade da Juventude e Políticas Públicas para Juventude com Cezar Bueno de Lima. CEZAR BUENO DE LIMA é Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política e Políticas Públicas Socioambientais.

19h00 – Acolhida e inscrições
19h15 – Abertura e Composição da Mesa
19h30 – Tema Realidade da Juventude – Cezar Bueno de Lima
20h50 – Tema Políticas Públicas para Juventude – Cezar Bueno de Lima.
21h50 – Apresentação do Seminário sobre “Juventude e Violência” para Maio de 2010
22h00 – Encerramento e agradecimentos.
0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!