Foz do Iguaçu vai receber seminário estadual contra o extermínio de jovens
Considerada a cidade brasileira em que a juventude corre o maior risco de ser vítima de homicídio, Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar o seminário estadual da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de maio do próximo ano.

Data e local foram definidos no início desse mês pela coordenação estadual da Pastoral da Juventude. Com apoio do Setor Juventude da CNBB, a organização dos jovens católicos lidera uma campanha nacional contra todo o tipo de violência sofrida pelos jovens.

De acordo com estudo divulgado em julho de 2009 pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) em Foz do Iguaçu é de 9,7. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo aparecem na 21ª e 151ª posição da lista, com índices de 4,9 e 1,4.

O IHA apresenta o risco sofrido por adolescentes, entre 12 e 18 anos, de ser vítimas de assassinato nas grandes cidades brasileiras. O estudo avaliou 267 municípios com mais de 100 mil habitantes. As estimativas apontam que, se não houver mudanças, o número de adolescentes assassinados entre 2006 e 2012, nos municípios persquisados, ultrapasse a 33 mil.

Extermínio
Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil, o Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás de Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil divulgado pelo Instituto Sangari.

Segundo relatório da Ritla - Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana, no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio.

Relatório da ONU publicado em 2006 revela que em cada grupo de dez jovens de 15 a 18 anos assassinados no Brasil, sete são negros. Mais de uma em cada cinco pessoas da população jovem não estuda nem trabalha.


Gelinton Batista / Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens


Essa materia foi publicada Sáb, 13 de Novembro de 2010 14:24 no site: www.juventudeemmarcha.org

segue o link para conferir: http://juventudeemmarcha.org/index.php?option=com_content&view=article&id=165:foz-do-iguacu-vai-receber-seminario-estadual-contra-o-exterminio-de-jovens&catid=4:noticias&Itemid=3
0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!