Decretos de Natal


Por Frei Betto                                                                                                         

     Fica decretado que, neste Natal, em vez de dar presentes, nos faremos presentes junto aos famintos, carentes e excluídos. Papai Noel será malhado como Judas e, lacradas as chaminés, abriremos corações e portas à chegada salvífica do Menino Jesus.

     Por trazer a muitos mais constrangimentos que alegrias, fica decretado que o Natal não mais nos travestirá no que não somos: neste verão escaldante, arrancaremos da árvore de Natal todos os algodões de falsas neves; trocaremos nozes e castanhas por frutas tropicais; renas e trenós por carroças repletas de alimentos não perecíveis; e se algum Papai Noel sobrar por aí, que apareça de bermuda e chinelas.

     Fica decretado que cartas de crianças só as endereçadas ao Menino Jesus, como a do Lucas, que escreveu convencido de que Caim e Abel não teriam brigado se dormissem em quartos separados; propôs ao Criador ninguém mais nascer nem morrer, e todos nós vivermos para sempre; e, ao ver o presépio, prometeu enviar seu agasalho ao filho desnudo de Maria e José.

     Fica decretado que as crianças, em vez de brinquedos e bolas, pedirão bênçãos e graças, abrindo seus corações para destinar aos pobres todo o supérfluo que entulha armários e gavetas. A sobra de um é a necessidade de outro, e quem reparte bens partilha Deus.

     Fica decretado que, pelo menos um dia, desligaremos toda a parafernália eletrônica, inclusive o telefone e, recolhidos à solidão, faremos uma viagem ao interior de nosso espírito, lá onde habita Aquele que, distinto de nós, funda a nossa verdadeira identidade. Entregues à meditação, fecharemos os olhos para ver melhor.

     Fica decretado que, despidas de pudores, as famílias farão ao menos um momento de oração, lerão um texto bíblico, agradecendo ao Pai de Amor o dom da vida, as alegrias do ano que finda, e até dores que exacerbam a emoção sem que se possa entender com a razão. Finita, a vida é um rio que sabe ter o mar como destino, mas jamais quantas curvas, cachoeiras e pedras haverá de encontrar em seu percurso.

     Fica decretado que arrancaremos a espada das mãos de Herodes e nenhuma criança será mais condenada ao trabalho precoce, violentada, surrada ou humilhada. Todas terão direito à ternura e à alegria, à saúde e à escola, ao pão e à paz, ao sonho e à beleza.

     Fica decretado que, nos locais de trabalho, as festas de fim de ano terão o dobro de seus custos convertido em cestas básicas a famílias carentes. E será considerado grave pecado abrir uma bebida de valor superior ao salário mensal do empregado que a serve.

     Como Deus não tem religião, fica decretado que nenhum fiel considerará a sua mais perfeita que a do outro, nem fará rastejar a sua língua, qual serpente venenosa, nas trilhas da injúria e da perfídia. O Menino do presépio veio para todos, indistintamente, e não há como professar o “Pai Nosso” se o pão também não for nosso, mas privilégio da minoria abastada.

     Fica decretado que toda dieta se reverterá em benefício do prato vazio de quem tem fome, e que ninguém dará ao outro um presente embrulhado em bajulação ou escusas intenções. O tempo gasto em fazer laços seja muito inferior ao dedicado a dar abraços.

     Fica decretado que as mesas de Natal estarão cobertas de afeto e, dispostos a renascer com o Menino, trataremos de sepultar iras e invejas, amarguras e ambições desmedidas, para que o nosso coração seja acolhedor como a manjedoura de Belém.

     Fica decretado que, como os reis magos, todos daremos um voto de confiança à estrela, para que ela conduza este país a dias melhores. Não buscaremos o nosso próprio interesse, mas o da maioria, sobretudo dos que, à semelhança de José e Maria, foram excluídos da cidade e, como uma família sem-terra, obrigados a ocupar um pasto, onde brilhou a esperança.
O IDIOTA E A MOEDA
Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, depouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. 

Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde sereuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra menor de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.  Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.

        - Eu sei, respondeu o tolo. "Ela vale cinco vezesmenos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda”.
  
Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.
A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas dahistória?
A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragandosua fonte de renda.
  

        MAS A CONCLUSÃO MAIS INTERESSANTE é:



A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito:

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.  O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente. Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação.

Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outrospensam... é problema deles.

Adoro receber e-mails inteligentes, e gosto de compartilha-los com pessoas inteligentes iguais a você! Obrigado por visitarem o Blog e claro ler os textos aqui publicados!
O cirurgião que encontrou a Jesus NO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA

O cirurgião que encontrou a Jesus NO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA 
-Amanhã de manhã eu vou abrir o teu coração. Explicava o cirurgião para uma criança. 
E a criança o interrompeu:
-Você encontrará Jesus ali? 
O cirurgião olhou para ela, e continuou:
-Eu vou cortar uma parede do teu coração para ver o dano completo. 
-Mas quando você abrir o meu coração, encontrará Jesus lá? A criança voltou a interrompê-lo.
O cirurgião se voltou para os pais, que estavam sentados em silêncio. 
-Quando eu tiver visto todo o dano causado, planejaremos o que fazer em seguida, ainda com teu coração aberto. 

-Mas você encontrará Jesus em meu coração? A Bíblia diz claramente que Ele mora ali. Todos que acreditam Nele dizem que Ele vive ali... 
Então você vai encontrá-lo no meu coração! 

O cirurgião pensou que era suficiente e lhe explicou: 
-Após a operação, te direi o que encontrei em teu coração, de acordo? 
Eu tenho certeza que encontrarei músculo cardíaco danificado, baixa resposta de glóbulos vermelhos, e fraqueza nas paredes e vasos. E, além disso, eu vou concluir se posso te ajudar ou não. 

-Mas você encontrará Jesus ali também? É sua casa, Ele vive ali, sempre está comigo. 

O cirurgião não tolerou mais os comentários insistentes e se foi. Em seguida, ele se sentou em seu consultório e começou a gravar seus estudos prévios para a cirurgia: aorta danificada, veia pulmonar deteriorada, degeneração muscular cardíaca massiva. Sem possibilidades de transplante, dificilmente curável. 
Terapia: analgésicos e repouso absoluto. 

Prognóstico: fez uma pausa e em tom triste disse:
-Morte nos primeiros anos de vida.
Então, parou o gravador.
Mas tenho algo a mais a dizer:
-Por quê? Perguntou em voz alta.
Por que acontecer isso com ela? O Senhor a colocou aqui, nessa dor e já a havia condenado a uma morte precoce. Por quê? 

De repente, Deus, nosso Criador respondeu: 
O menino, minha ovelha já não pertencerá a teu rebanho, porque ele é parte de mim e comigo estará por toda a eternidade. Aqui no céu, em meu rebanho sagrado, já não terá nenhuma dor, será consolado de uma forma inimaginável para ti ou para qualquer outra pessoa. Seus pais, um dia, se unirão com ele, conhecerão a paz e a harmonia juntos em meu reino e meu rebanho sagrado continuará crescendo. 
O cirurgião começou a chorar muito, mas sentiu ainda mais raiva, não entendia as razões. E replicou: 

-Tú criastes este menino, e também seu coração para quê? Para que morresse em poucos meses?
O Senhor lhe respondeu:
-Porque é tempo de regressar ao seu rebanho, sua missão na terra já se cumpriu. Há alguns anos atrás enviei uma ovelha minha com dom de médico para que ajudasse a seus irmãos, mas com tantos conhecimentos na ciência se esqueceu de seu Criador.
Então enviei outra de minhas ovelhas, o menino enfermo, não para perdê-lo, e sim para que a ovelha perdida há tanto tempo, com dotes de médico volte para mim. 
Então o cirurgião chorou e chorou inconsolavelmente. 

Dias depois, após a cirurgia, o médico sentou-se ao lado da cama do menino, enquanto seus pais estavam a frente do médico. 

O menino acordou e murmurando rapidamente perguntou: 

-Abriu meu coração? 

-Sim. Disse o cirurgião. 

-O que encontrou? Perguntou o menino. 

Tinha razão, reencontrei Jesus ali. 

Deus tem muitas maneiras diferentes para que você volte para o seu lado. 

Leia esta mensagem até o final. 

Eu quase apaguei esta mensagem, mas fui abençoado quando cheguei ao final. 

Assunto: Leia somente se tem tempo para Deus. 

Deus, quando recebi esta mensagem pensei... Eu não tenho tempo para isto... e realmente é inoportuno durante o horário de trabalho. Logo, eu percebi que ao pensar assim é exatamente o que tem causado muitos dos problemas em nosso mundo atual. Buscamos ter a Deus só na igreja aos domingos de manhã. Às vezes, talvez um domingo à noite... Sim, nós gostamos de tê-lo na doença... e, sobretudo, nos funerais. Mas, não temos tempo, o lugar para Ele nas horas de trabalho ou em nosso tempo livre... Porque .... Isso é na parte de nossas vidas em que pensamos: "Nós podemos e devemos controlar sozinhos" 

Que Deus me perdoe por haver pensado que não há um tempo e lugar onde Ele não seja o PRIMEIRO em minha vida. Devemos sempre ter tempo para lembrar TUDO o que Ele fez e faz por nós. Jesus disse: "Se tú tem vergonha de mim, eu me envergonharei de ti diante de meu Pai". 

Então me ajoelhei para orar, mas não por muito tempo, tinha muito para fazer. Tive que apressar-me e ir trabalhar já que as cobranças logo estariam diante de mim. Dei um salto e meu dever cristão estava concluído. 

Minha alma pode então descansar em paz. Em todo o dia não tive tempo de falar uma palavra de encorajamento, nem de falar de Jesus aos meus amigos; iriam rir de mim e eu ficaria com medo. Não há tempo, não há tempo. Há muito o que fazer. Esse era a minha reclamação constante. Não há tempo para dar-lhe as almas necessitadas, só na última hora, a hora da morte. Então parei em pé diante do Senhor, o vi e permaneci de cabeça baixa, já que em Suas mãos ele segurava um livro, o livro da vida. Deus deu uma olhada no seu livro e disse: 'Não posso encontrar o teu nome, uma vez estive a ponto de anotá-lo, mas nunca encontrei o tempo
De todos os presentes que podemos receber, uma oração é o melhor. Não custa nada e traz recompensas maravilhosas, Deus te abençoe. 
Que Deus te abençoe e te guarde.
Não é curioso que quando chegar o momento de reenviar esta mensagem, você vai deixar de enviar a muitas das pessoas que estão na tua lista de contatos porque você não está seguro(a) do que vão pensar de você. 

Recebi essa bela mensagem por e-mail, achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês! Não gosto de ficar encaminhando e-mails, mas publico no meu Blog para que fiquei mais tempo ao cesso de mais gente! Obrigado!
Cabeça erguida e bola pra frente
Por Felipe Silveira (texto) e Alexandre Lops (fotos)
Enviados a Abu Dhabi/Emirados Árabes
Este é um momento difícil para os colorados, mas os torcedores devem erguer a cabeça, pois o Inter é o time mais vitorioso dos últimos anos do Brasil. Só ele conquista títulos internacionais no país desde 2006.
Esta vez não deu para o Campeão de Tudo, afinal, a Copa do Mundo de Clubes FIFA é uma competição que reúne os melhores de todos os continentes, e nenhum time ainda conseguiu vencer duas vezes o torneio.
Porém, não deve ser esquecido que o Inter tem representado o Brasil com muito sucesso desde 2006, quando foi campeão da Libertadores e justamente do Mundial FIFA, no Japão. Desde então, apenas o time colorado conquistou títulos internacionais para o país do futebol.
Em 2007, foi campeão da Recopa Sul-Americana. No ano seguinte, ergueu a taça da Copa Sul-Americana, feito inédito até agora alcançado por um time brasileiro, uma vez que o Goiás não conseguiu superar o Independiente na edição deste ano. Em 2009, o Inter foi ao Japão e venceu a Copa Suruga Bank.
Nesta temporada, manteve-se entre os melhores e conquistou o bicampeonato da América. É fato: ninguém colocou mais taças no armário do que o time do Beira-Rio nesta década.
Vai ano, entra ano, e o Inter está sempre no topo. Se desta vez não deu para sair vitorioso, não é motivo para terra arrasada, pois em 2011 o Colorado disputará novamente a Libertadores na busca pelo tricampeonato e, quem sabe, poderá estar novamente lutando pelo título mundial no final do ano. Também terá a chance de ser bicampeão da Recopa no meio do ano. Tudo é possível para o melhor time do começo do século XXI.


Lágrimas vermelhas em Abu Dhabi
Mais de 10.000 colorados saíram de suas casas, deixaram seu trabalho, sua família, seus amigos para ir até Abu Dhabi empurrar o time do coração em busca do bi-mundial. gastaram muito dinheiro, economizaram por tempo para, em uma partida considerada fácil pela imprensa nacional, ver uma atuação medíocre perto do que o glorioso Internacional pode apresentar.

Além desses que se deslocaram até o deserto para torcer pelo Inter, muitos colorados deixaram tudo o que estavam fazendo aqui mesmo no Brasil para transmitir aquela energia positiva para seus ídolos. Mas todo esse esforço foi por água abaixo após o primeiro gol dos africanos. Logo após esse gol, os torcedores aflitos pela falta de objetividade dos jogadores de vermelho viram em mais uma oportunidade um jogador africano marcando, na ocasião, o segundo gol do jogo, decretando dessa forma um dilema para os milhares de torcedores colorados espalhados pelo País.

Considerado vexame, da mesma forma que a seleção brasileira foi vista na Copa do Mundo, no continente de onde saiu o time que iria desbancar o favoritismo vermelho. Esse favoritismo ficou somente fora de campo, pois dentro de campo não se viu nada além de uma bela troca de passes e algumas investidas em gol, porém sem sucesso, ao contrario dos extravagantes jogadores do Mazembe, que de souberam aproveitar as duas oportunidades que tiveram, convertendo em gol, já que o futebol se resume em fazer gols, coisa que o Inter não soube fazer.

Parabéns à equipe africana que vai representar o continente, que pela primeira vez terá uma equipe na final do mundial interclubes. Aos secadores de plantão fica o alívio e a satisfação em ver essa equipe que tem conquistado muitos títulos nos últimos anos, esmorecer diante uma equipe desconhecida.

Lamenta-se àqueles adolescentes que ainda eram muito novos e não chegaram a ver a conquista em 2006, às pessoas que viram o colarado passar sufoco na primeira partida contra o time egípcio e depois vindo como azarão na competição, desbancar o todo poderoso Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e companhia. Todas essas pessoas que já imaginavam um novo DVD da conquista, ouvindo a imprensa colocar o Sport Club Internacional como favorito, talvez até contra a Internazionale de Milão. O mundo inteiro voltado para essa conquista, afirmando até que dessa vez tinha mais possibilidade de conquistar o bi-campeonato na ocasião.

Mas o que restou em Abu Dhabi foram as lágrimas vermelhas, decepcionadas imaginando um novo Gabiru marcando um gol pra cima de sua chará numa possível final, imaginando mais um título para assim ser superior ao seu maior rival, o Grêmio de Futebol Porto Alegrense. Para aqueles que se deslocaram para assistir o mundial, resta voltar pra casa e esperar uma recepção azul zombando de seu fracasso. Fica a lamentação, por saber que poderia ter rendido muito mais, apresentar um futebol digno de um futebol sul-americano. É necessário repensar o planejamento para 2011, pois esse ano o colorado gaúcho abriu mão de lutar pelo título brasileiro, o que não mudou em nada, nada adiantou tanta preparação, tanta cautela, sendo que o resultado foi lamentável!
Triste mas de cabeça erguida!
Estive lendo o Blog do Milton Neves e aproveitei para ler os comentários de algumas pessoas, a maioria gremistas que nem sabem como é bom ganhar um Mundial FIFA, São paulinos que ja perderam duas Libertadores pro Inter, Corinthianos que estão no ano do SemTerNada, Fazer o que neh, esses torcedores podem Zoar o quanto quiser, mas o Internacional, Campeão de Tudo, pode comemorar suas conquistas dignamente, afinal somente times paulistas e cariocas são beneficiados pela CBF.

"Fico admirado com o tanto de merda que escrevem em comentários, esquecem de que esse "timeco" que não ganho do Mazembe chegou onde chegou por méritos, que ganhou de Barcelona, ganhou da Internaziole do poderoso São Paulo, ganhou do Chivas sim não tão fraco, pq se fosse tão fraco não estaria na final da Libertadores, chegou onde muitos gostariam de chegar neh corinthianos que não ganharam nada no seu centenada e querem pagar de bons no futebol...

Essa derrota não vai manchar a linda história do colorado dos pampas, tenho orgulho de dizer que sou colorado, não tenho vergonha de vestir a camisa mesmo após as derrotas do time que torço, só foi o primeiro a perder na semi-final porque foi um dos poucos que esteve nesse mundial da FIFA...
depois dizem que menosprezamos adversários, mas quem está falando que o Mazembe não é digno de uma vitória dessas sem ao menos ter o enfrentado?

Até preconceito de algumas regiões rola aqui, achei que estava-mos todos no país Brasil, que não poderia haver essa discriminação de uma região com a outra.... mas fazer o que, são essas pessoas que desmoralizam nosso belo país!"


Fazer o que, o futebol não é só feito de vitórias, nem sempre os melhores ganham, se não o Brasil teria ficado campeão em todas as copas que participou, inclusive da ultima. O jeito é se conformar e entender que o Inter não vai ganhar tudo, apesar de não estar-mos acostumados a perder esses títulos grandes!

Eu vi meu time do coração ficar campeão Mundial FIFA, contra o poderoso Barcelona, hoje foi um caso atípico, Sóbis não jogou o esperado, Dalessandro não rendeu, nem Guiñazu, sempre guerreiro, Não foi uma atuação digna do Internacional de Porto Alegre, felicidade pros gremistas que só lhes resta torcer pela derrota do time dos outros porque se dependesse de seus títulos, não teria motivos pra comemorar... ah eu esqueci que ganhou o gauchão esse ano neh... Abraço a todos!
  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!