Verão: CUIDADOS PARA NÃO PERDER A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO

Verão
CUIDADOS PARA NÃO PERDER A ESTAÇÃO MAIS QUENTE DO ANO
Postos de saúde recebem vários pacientes com problemas estomacais

A estação mais quente do ano está cada vez mais quente mesmo, isso não é novidade pra ninguém. No verão as pessoas costumam cometer alguns exageros na alimentação, consumo de bebidas alcoólicas entre outros e acabam esquecendo de cuidar da sua saúde. Alguns exageros podem trazer transtornos.

Muitos têm procurado os postos de saúde por problemas intestinais, ou mesmo por desidratação. Pode ocorrer que seja algum tipo de “virose”, porém não há como afirmar isso. O que ocorre é que os postos de saúde estiveram cheio de pessoas com febre, infecção na garganta, náuseas, vômito, diarréia, dor no estômago entre outros sintomas.

A enfermeira do ESF (Equipe Saúde da Família) do Bairro Renascer, Fabiane Junges explica que em dias quentes, como estes que se têm percebido em toda região, deve-se ingerir bastante líquido, manter uma alimentação adequada, evitar alimentos gordurosos, “pesados” para o estômago.

A enfermeira destaca o uso do ar condicionado como fator prejudicial. É necessário que se faça limpeza periódica, que as pessoas evitem sair de um ambiente muito refrigerado para ambientes muito quentes, pois o choque térmico pode trazer problemas à saúde das pessoas. Muitos problemas na garganta ocorrem com esse hábito que causa febre, ocasionando problemas posteriores. Ambientes bem arejados são importantes para evitar problemas como esse de “virose”, não só no verão, mas em todas as estações do ano.

A enfermeira destaca que se constatado alguns dos sintomas apresentados, deve-se procurar um médico, para que esse profissional faça a orientação ideal. Não é recomendada a automedicação. Fabiane apresenta como dica, sempre ingerir bastante líquido, principalmente quando o paciente tiver com sintomas de desidratação. Outro cuidado é se certificar que a água que está ingerindo seja de qualidade, saber da procedência, pois a água pode estar contaminada, sendo um fator condicionante a problemas de estômago.

Outra dica em caso de desidratação é o soro caseiro que é uma solução de água com uma colher (sopa) de açúcar e uma colher (chá) de sal. Um erro na medida pode causar convulsão numa criança desidratada, portanto é indicado que se use a colher-medida que já possui as medidas corretas e pode ser encontrados nos postos de saúde.

É importante tomar alguns cuidados para que os maus hábitos não estraguem o seu verão.

Rodrigo Jung
Estudante de Jornalismo

Texto enviado para o Jornal Oeste Notícias para edição que vai circular a partir de sexta-feira (28/01/2011). Não perca a edição, está cada vez melhor, temas interessantes serão tratados.

O tema que abordei não é novidade pra ninguém, mas é sempre bom relembrar. Na medida do possível vou contribuindo com o Jornal também.

Abraço!

0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!