O JOVEM E A POLÍTICA


Caros jovens, em tudo nós fazemos política, até mesmo quando falamos que não discutimos política, fazemos política. Como assim? Isto mesmo quando alguém se nega a discutir tal assunto ou tal tema, é a sua política que está realizando, é o seu ponto de vista que está colocando em prática, a favor de não falar sobre tal assunto.
Alguns motivos que nos ajudam a pensar diferente sobre política:
Se eu não discutir ou não quiser saber de política, com certeza, ajudaremos um político corrupto. “Todo político é corrupto” “não tem nenhum candidato bom” (expressões corriqueiras que usamos). Eles existem sim! Nós conhecemos muitas pessoas que eram ótimas lideranças nas nossas comunidades, pessoas sérias, mas que hoje são corruptas, por quê? Falta de fiscalização! Quem não vota esta sendo corrupto também. Muitos estão pouco se lixando conosco, e nós deixamos de exercer nosso maior direito de decidir o futuro do nosso País o voto.
Estamos às portas de uma nova eleição. Logo os candidatos irão começar a mostrar a cara na mídia, nos eventos e tudo mais, por isso é preciso estar atento. É fácil ser político por seis meses. Perceber as atitudes dos candidatos agora em relação ao que já fizeram.
Então é só votar e tudo se resolve?
Não é apenas votar, mas fiscalizar, acompanhar os candidatos. Saber das suas ações, seus projetos que estão querendo colocar em prática, se está cumprindo com o que prometeu no período de campanha. O problema da política não é dos políticos, mas sim nossa, de cada cidadão que acredita em mudança.
Caros jovens, não somos o futuro da nação e sim o presente, mas para que sejamos presente, temos que participar, temos que fazer parte da historia de nosso país desde já, através do nosso maior poder de participação, o voto. Se não votamos deixamos de acreditar em uma nova sociedade.

Pe. Ivanildo gasparrini
Assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude
Diocese de Foz do Iguaçu

Material também produzido para o newsletter. Texto editado por Rodrigo Jung orientado pela professora Franciele Orsatto do curso de Jornalismo da FAG.
0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!