Primeiro voto
As eleições estão chegando, no dia 03 de outubro conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será escolhido os representantes políticos para os próximos quatro anos. Mas como está a preparação dos jovens que irão votar pela primeira vez?
O que parece é que eles não estão muito ligados ao contexto político. Sem dar muita atenção não percebem a importância que o seu voto possui, não sabem que o voto é um direito de todos que vivem em regime democrático no qual consiste em escolher individualmente os candidatos para representar toda a sociedade. E quando a questão política é levantada, a maioria apresenta uma visão unânime e superficial, usando o termo corrupção para definir a política.
Daniele Stüpp, 16 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio, possui o título de eleitor faz um mês. Ela explica que não possui uma noção correta do que é política, mas sabe que a mesma é necessária no nosso dia a dia “...nós sempre esperamos dela algo de bom que possa melhorar a vida das pessoas, o que nem sempre acontece. Acredito que uma política mais correta começa através do nosso voto...”. Daniele sabe que é necessário pensar muito para escolher o seu candidato e espera com o seu voto seguir a linha contrária da corrupção, começando no histórico do candidato a ser escolhido, “...precisamos tomar cuidado na hora de escolher o nosso candidato, procurar saber mais sobre ele e evitar os que possuem históricos de corrupção.”
César Krummenaur, 17 anos, cursa também o terceiro ano do ensino médio e irá votar pela segunda vez, tem uma visão corrupta sobre a política, e diz: “hoje em dia a política ganhou um selo corrupto, um exemplo é a distribuição dos recursos repassados pelo governo federal que acaba pelo meio do caminho, não conseguem chegar ao seu destino, às pessoas que realmente precisam.”
Com a experiência de ter votado, César se mostra mais maduro quanto questão na hora de escolher seu candidato, segundo ele deve-se tomar cuidado com os “agrados” oferecidos pelos candidatos na época da campanha, e observar o caráter associado com os seus objetivos e compromisso com a sociedade.
A eleição 2010 acontecerá no dia 03 de outubro, onde serão escolhidos os novos representantes políticos para os próximos 4 anos.

(Alessandro kunhaski)

Matéria produzida para uma das edições do newsletter orientado pela professora Franciele Orsatto do curso de Jornalismo da Fag. A entrevista foi feita por Alessandro Kunhaski e a base da Matéria também. A edição e correção foi feita por Rodrigo Jung com supervisão da Professora Franciele. Espero que gostem!!!!
0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!