I Etapa de Formação da Pastoral da Juventude da Diocese de Foz do Iguaçu

Aconteceu nos dias 13 e 14 e março na Paróquia N. Sra. Medianeira a primeira Etapa de Formação da Pastoral da Juventude (PJ) para os coordenadores da PJ das paróquias da Diocese de Foz do Iguaçu. Esta etapa contou com a presença de 41 jovens que representavam 12 paróquias.
A formação teve como objetivo preparar a coordenação paroquial para melhor organizar e trabalhar com os grupos de base de suas paróquias.
Os temas abordados foram: Campanha da Fraternidade 2010, liderança, espiritualidade vivenciada e Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens. O seminarista Mauricio Camatti trabalhou com os coordenadores a CF 2010, seus objetivos, como trabalhar o tema com os jovens, por que esta campanha é ecumênica e qual a diferença dela em comparação as dos anos anteriores. Já o tema liderança foi muito bem conduzido pela Carmem dos Reis, ela que já a um bom tempo vem trabalhando na formação social de jovens líderes: como trabalhar em grupos, como ser um bom líder, qual a postura do líder e a importância de preparar outros jovens para dar continuidade aos trabalhos e formar novos líderes. Algo que a PJ preza muito e luta em sempre estar despertando nos jovens é a espiritualidade e quem trabalhou este tema foi o Pe. Fabio A. Welter que faz parte da equipe de assessoria da Pastoral da Juventude Diocesana. No sábado à noite os jovens aprenderam a praticar a Leitura Orante da Bíblia e como viver essa espiritualidade no dia a dia. No domingo o Pe. Fabio iniciou os trabalhos com a oração da manhã, ensinando-os como usar o Oficio Divino da Juventude, subsídio elaborado para auxiliar os jovens nos momentos de oração. Após a oração e café da manhã o Coordenador Diocesano da PJ Alberto Luiz Gasparrini explanou sobre a Campana Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, definindo o que é essa campanha, quem a promove, quais são as ações da campanha, e como podemos promovê-la e divulgá-la nas paróquias e grupos de base através de ações concretas.
Já expressando sua preocupação com o tema os jovens da Paróquia Espírito Santo e N. Sra. Aparecida de Foz do Iguaçu fizeram uma apresentação teatral denunciando uma realidade nua e crua de nossa sociedade, onde mães perdem seus filhos para as drogas. Esse teatro foi preparado para ser apresentado na paróquia é um gesto de indignação e revolta, uma forma de denunciar e também um gesto de amor e fé, onde eles nos mostram que um mundo melhor é possível sim, basta lutarmos contra esse mal que aflige nossa sociedade.
A avaliação da formação foi positiva, pois alcançou o objetivo proposto, a participação dos jovens foi boa e podemos observar um alto grau de interesse e maturidade dos coordenadores paroquiais, isso nos alegra e anima, pois é um sinal de que o trabalho e empenho dedicados no decorrer das atividades diocesanas da PJ vem tendo bons resultados e, consequentemente, a colheita dos frutos será promissora.

“Falta muita coisa por ser feita...
Mesmo que nos matem...
É verdade que somos doidos encantados pela juventude!
E não só a juventude boazinha, que reza, que faz coisocas...
Por essa juventude que mata por que não foi amada...
Uma juventude que nem sabe que é amada”
(Pe. Hilário Dick S.J.).

Equipe de Coordenação da PJ Diocese de Foz do Iguaçu.
0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!