Reunião da Equipe Executiva do Regional Sul II da PJB – Ponta Grossa – PR
A reunião da Equipe Executiva do Regional Sul II da PJB aconteceu nos dias 06 e 07 de março de 2010 na cidade de Ponta Grossa, Paraná e teve como objetivo: Partilhar os trabalhos realizados nas Arqui/Dioceses, estudos e encaminhamentos para o ano de 2010. A Diocese de Foz do Iguaçu estava representada por mim, Alberto Luiz Gasparrini Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude.
A reunião teve inicio as 7:00 h do dia 06 de março, onde após tomarmos o café e fazermos a oração da manhã fomos para apresentação da pauta, aprovação e escolha do coordenador do dia, sendo a pauta adaptada aos horários de saída dos ônibus e após aprovada foi escolhida a Franciele Camilo da Diocese de Londrina como coordenadora do dia.
Pe. Joel Nalepa, que é o Assessor do Regional Sul II da PJB, nos lembrou que este é o Ano Internacional da Juventude promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e mostrando o interesse da PJB em trabalhar este tema. Ele leu a carta que Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, bispo referencial do Setor Juventude da CNBB escreveu promovendo a divulgação e importância do debate sobre o tema onde o Bispo ressalta que: "Eles [os jovens] necessitam perceber que os amamos de fato e que a Igreja – como mãe – está pronta para um melhor entendimento mútuo em vista dos valores humanos, fortalecimento das comunidades, melhoria da sociedade".
Então Franciele, deu inicio a partilha das atividades das Arqui/Dioceses do Regional Sul II, onde todos puderam expor quais atividades realizaram no ano de 2009, quem trocou a coordenação a nível Arqui/Diocesano e quais eram os novos membros da equipe. Deu-se um foco especifico para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2009: quais as dificuldades enfrentadas, que atividades realizaram, como foi a organização do evento, a divulgação do mesmo, a participação dos jovens e aceitação das comunidades, quais os gestos concretos que puderam ser feito sobre o DNJ 2009 e qual o impacto que causou na sociedade. Depois de extenso dialogo chegou-se a conclusão de que o Dia Nacional da Juventude foi promissor e bem trabalhado em nosso Regional, conseguindo alcançar uma participação de mais de 17 mil jovens em todo o Paraná, nos locais onde ele não teve grande respaldo foi por questões estruturais ou de desarticulação das equipes Arqui/Diocesanas, percebemos também o bom envolvimento por parte do Setor Juventude, porem, tendo sempre a frente a Pastoral da Juventude como grande articuladora e organizadora do evento. A maior dificuldade encontrada na realização deste dia foi a falta de apoio, financeiro, organizacional, estrutural e de divulgação por meios de comunicação de massa. Podemos também observar que a grande “sacada” para que este acontecesse foi a criação de parcerias com diversos organismos dentro da igreja, de cunho social, no entanto fora do ambiente eclesiástico e por parte dos governos municipais.
Na parte da tarde foi aberto o questionamento, de que, já estava vencido o mandato de 2 anos, da secretária do Regional Nadia Cardoso Sedorko e do Representante do Regional Claudinei Aparecido, onde que ao final ficou decidido que permaneciam, ambos, com as mesmas funções e como assessor mantinha-se o Pe. Joel Nalepa. Após a eleição entrou-se no assunto do X Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (X ENPJ) que acontecerá no inicio do ano de 2012 em nosso Regional, na cidade de Maringá. Levantou-se o respaldo desse encontro a nível Nacional, a grande necessidade de organização antecipada e formação de uma equipe de coordenação dos trabalhos, ficando definido que para a o Encontro da PJ e Encontro dos Assessores da PJ, que acontecerá dias 21 a 23 de maio em Londrina, cada Arqui/Diocese do Regional traga pelo menos 2 nomes de membros de coordenação ou de assessoria para compor a equipe na organização do X Encontro.
Dando continuidade a reunião, tivemos também na parte da tarde uma formação sobre a Campanha da Fraternidade 2010 e um estudo mais aprofundado sobre a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens. Focando quais os objetivos das campanhas, como trabalhar os temas com os jovens, materiais que podem ser utilizados, houve um debate sobre a dificuldade encontrada em passar formação sobre a CF 2010 devido ao objetivo e tema da Campanha que facilita a dispersão do foco central da mesma. Já a Campanha contra a violência e Extermínio de Jovens, é a nível nacional promovida pela PJB, no entanto, com o intuito de denunciar o extermínio da juventude em todo o país, as desigualdades sócias e precárias situações que a juventude brasileira é obrigada a enfrentar para sobreviver. É um grande grito de socorro para toda a nação, por isso deve-se trabalhar alem do ambiente da igreja, focando a sociedade em geral.
Tivemos ainda o repasse de como foi o Seminário Nacional – Puebla - 30 anos de opção pelos jovens. E também a partilha de definições e discussões sobre a reunião nacional da PJ que aconteceu em Brazilândia em janeiro deste ano, nosso regional teve como representante Claudinei Aparecido, onde dentre várias questões que levantou sobre a reunião a que mais gerou interesse entre os presentes, foi a preparação para o X Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, como os organizadores do IX ENPJ que aconteceu na cidade de Natal se prepararam para o evento e que ações devemos estar nos organizando antecipadamente.
Já pelo domingo de manhã, dia 07, após a celebração eucarística presidida pelo Pe. Joel e concelebrada pelo Pe. Rogério da Diocese de Jacarezinho, partimos para uma dinâmica, onde ficamos divididos em três grupos, e cada grupo teve o objetivo de discutir e pensar ações em relação a Semana da Cidadania, Semana do Estudante e DNJ 2010, depois partilhar em comum com todos. A semana da cidadania acontecerá nos dias 14 a 21 de abril terá como tema: Trabalho para a vida, não para a morte, e lema: Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência, ela terá como objetivo alcançar a pessoa do jovem. A Semana do Estudante, que acontecerá nos dia 09 a 13 de agosto, tem como iluminação bíblica o retrato das primeiras comunidades, e busca trabalhar a comunidade, o tema será: Cultura: nossa terra, nossa história e nosso sonho, e o lema: Juventude: muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência. Já o Dia Nacional da Juventude 2010 terá como tema: DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história, busca trabalhar a sociedade e terá como lema: Juventude: muito reza, muito luta e muito festa, em marcha contra a violência. Nesse ano comemoramos o jubileu de 25 anos de DNJ e este será um momento festivo para a PJ, e a iluminação bíblica será: “Derrubou dos tronos os poderosos e exaltou os humildes”, tendo como foco uma celebração mais mariana, no entanto que tenha um resgate histórico da caminhada da PJ e seus DNJ’s, relembrando os mártires que lutaram pela causa da juventude e denunciando a realidade social ao quais os jovens enfrentam hoje, de repressão social e violência exacerbada.
Chegando ao fim da reunião, partiu-se para os avisos e considerações. Dia 28 a 30 de maio acontecerá em São Paulo o Encontro Nacional dos Assessores da PJ, que será assessorado pelo Pe. Hilário Dick, lembrando da importância da participação e da formação constante para os assessores. A Casa da Juventude do Paraná (CAJU) divulgou seu calendário de formações, cursos e atividades que pretende realizar por todo o Regional. Também se lembrou da importância na participação da Romaria Nacional da Juventude para Aparecida que será dia 18-07-10.
A reunião foi produtiva e esclarecedora, nos ajudou a nos organizarmos para as atividades permanentes em nossa Diocese, é de suma importância a participação de representantes diocesanos, afinal, estamos interligados no Regional e precisamos trabalhar juntos para construir uma igreja mais jovem e uma sociedade mais justa e fraterna, que busca o bem comum e a igualdade entre todos, também quer denunciar as violações enfrentadas pelos fracos devido há um sistema opressor vigente.

“As utopias iconoclastas são o caminho para uma sociedade superior”
(Zigmunt Bauman)


Alberto Luiz Gasparrini
Coordenador Diocesano da PJ Diocese de Foz do Iguaçu
0 Responses

Postar um comentário

  • Seguidores

    » Gostou? Então divulgue o Blog do Jung!